Fale conosco!

contato@zizo.com.br
(67) 3521-1435 (WhatsApp)

Visite-nos:

Avenida Dr. Eloy Chaves, 956, Sala 707

Terrace Business Center

Centro | Três Lagoas - MS

© 2019 Zizo Automação Comercial Orgulhosamente criado com Wix.com

Zizo.png

Atualização da Tabela NCM/NBS do IBPT

 

A tabela de NCM é disponibilizada periodicamente pelo IBPT com atualizações nas alíquotas, impostos e nomenclaturas dos NCM's utilizados nos documentos fiscais eletrônicos, o que possibilita que todos os estabelecimentos informem a carga tributária ao consumidor final, atendendo às exigências da Lei 12.741/12 (Lei da Transparência).

 

Essa tabela é mantida pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) e tem um prazo de validade de aproximadamente seis meses, ocasiões em que será disponibilizada para download uma nova versão da tabela. Seu sistema precisa estar atualizado para evitar quaisquer problemas, como erros durante a emissão de NF-e e NFC-e.

 

Os erros mais comuns ocorridos devido à tabela de NCM desatualizada são:

778 - Rejeição: Informado NCM inexistente

777 - Rejeição: Obrigatória a informação do NCM completo

778 - Rejeição: Informado NCM inexistente [nItem:nnn]

779 - Rejeição: NFC-e com NCM incompatível

 

Criamos um passo-a-passo para orientá-lo na atualização desta tabela no Genoma Empresarial, veja abaixo.

 

O Genoma exibe um Post-It na tela inicial sempre que identifica que a tabela de NCM está atualizada:

 

 

Caso essa nota não seja exibida, execute o procedimento abaixo para saber se há itens nesta situação:

  • Abra o relatório de Itens

  • Clique na opção "Tipo" na parte superior do relatório

  • Selecione a opção "Exibir somente itens com NCM/NBM incorreto ou vencido"

Será exibido uma relação similar à imagem:

 

Para executar o procedimento de atualização da tabela no Genoma, faça o seguinte:

  • Acesse o menu Suprimentos

  • Clique na opção "Importar tabela NCM/NBS

 

Será aberta a seguinte janela, clique no botão "Importar"

 

Selecione no seu computador o arquivo de atualização salvo anteriormente (faça o download da planilha em Excel neste link. É necessário apenas o download da tabela do Estado correspondente à Empresa)

 

Aguarde a finalização da leitura do arquivo pelo Genoma

 

Clique no botão "Processar"

Aguarde o final do processamento da planilha

 

Verifique a mensagem exibida e clique em "Fechar" para sair da janela de atualização

 

Após a conclusão deste procedimento, todos os NCMs da tabela estarão com as informações atualizadas, e aqueles que deixaram de existir, mas estão em uso no cadastro de algum item, serão exibidos em vermelho. Será necessário alterar individualmente o item e selecionar um novo NCM para o mesmo.

 

Verifique no relatório de Itens quais estão utilizando em seu cadastro um NCM inválido. Para isso utilize o filtro "Exibir somente itens com NCM/NBM incorreto ou vencido" detalhado acima:

 

Selecione um item para alteração e escolha um novo NCM dentre as opções disponíveis na tabela. Clique na opção "Localizar NCM" (lupinha) para visualizar a tabela completa:

 

Caso você não saiba qual deve ser o NCM novo para o item selecionado, consulte seu contador ou realize uma rápida pesquisa no Google, com o termo "NCM de tal item", geralmente são exibidas informações de fácil acesso e consulta. De qualquer forma, o seu contador sempre será a fonte mais confiável para assuntos tributários.

 

A equipe de suporte da Zizo Automação está sempre à disposição nos nossos canais de atendimento para auxiliá-lo sempre que necessário.

 

Em horário comercial (das 8h às 18h - Horário de Brasília)

Atendimento por telefone

Números locais: 67 3521-1435 | 67 3521-6109

Celulares: 67 99155-4355 | 67 99236-2733 (Claro)

 

Atendimento por Chat

 

Skype

Debora Rodrigues deca.rodrigues

Ivan Meirelles ivanmeirelles

Letícia Freitas sfreitas.leticia

 

Acesso remoto (Faça o download de nossas ferramentas de suporte):

Conexão Remota

Chat

 

Fora de horário comercial, domingos e feriados

Solicitar atendimento enviando mensagem para suporte@zizo.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload